Realização de atividades experimentais e jogos matemáticos “Um Natal com Ciência”, no Clube de Ciência Viva (CCV), no âmbito das atividades de final de 1.º Período "Aldeia Natal"
O Clube de Ciência Viva (CCV) abriu as suas portas para receber os alunos no âmbito da atividade “Souselo Aldeia Natal”, realizada no dia 16 de dezembro. Durante esta iniciativa, foram dinamizadas as atividades experimentais “Estrela de Natal” e “Como escrever uma mensagem secreta com os cristais de sal?”, proporcionando momentos de aprendizagem aliados à descoberta e à diversão.
Na primeira atividade, os alunos aprenderam e visualizaram que o borato de sódio sólido é constituído por cristais muito pequeninos e que, ao ser dissolvido em água, esses cristais se desfazem. Quando a água começa a arrefecer, ocorre novamente a solidificação e inicia-se o processo de cristalização. Desta vez, os cristais formaram-se à volta da estrela feita com o limpador de cachimbos, dando origem a uma bonita estrela de Natal.
Na segunda atividade, os alunos dissolveram sal em água e, com essa solução, escreveram uma mensagem secreta. De seguida, com a ajuda de um secador, fizeram evaporar a água, tornando a mensagem visível, uma vez que os cristais brilhantes de sal reapareceram.
Os alunos exploraram o processo de cristalização do sal para criar mensagens escondidas, descobrindo de forma lúdica e criativa como a ciência pode ser utilizada para comunicar de maneira original e divertida.
Estas mensagens foram colocadas numa das árvores de Natal expostas na sala do CCV, valorizando ainda mais o espaço, que se encontrava decorado com diversos adereços alusivos à época festiva do Natal.
Os alunos tiveram igualmente a oportunidade de manusear materiais didáticos de Matemática e de realizar atividades pedagógicas de carácter lúdico de Matemática e de Ciências Naturais, contribuindo para o desenvolvimento de diversas competências.
Ao longo das atividades, foi evidente o entusiasmo, o empenho, a autonomia e a curiosidade demonstrados pelos alunos, tornando esta experiência científica ainda mais enriquecedora e significativa.
A Equipa do CCV