Skip to main content

EMAEI

INCLUSÃO E APOIO

218 Visualizações

DESCRIÇÃO

A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) do Agrupamento de Escolas de Souselo tem como principal missão promover a inclusão e o sucesso educativo de todos os alunos.
Esta equipa trabalha em articulação com docentes, técnicos especializados, famílias e entidades externas, identificando necessidades, propondo medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, e acompanhando a sua implementação.
O seu objetivo é garantir que cada aluno tenha as condições necessárias para desenvolver plenamente as suas capacidades, num ambiente escolar que valoriza a diversidade e a igualdade de oportunidades.

EQUIPA

ELEMENTOS PERMANENTES
  • Madalena Pinto - Coordenadora e Docente Educação Especial;
  • Andreia Sousa - Adjunta do Diretor;
  • José Manuel Pereira - Elemento do Conselho Pedagógico;
  • Aurora Pereira - Elemento do Conselho Pedagógico;
  • Ângela Teles - Elemento do Conselho Pedagógico;
  • Telma Barbosa - Psicóloga;
  • Diogo Nunes – Psicólogo.
ELEMENTOS VARIÁVEIS
  • Filomena Barros - Docente Educação Especial;
  • Marcelo Tameirão – Docente Educação Especial;
  • Susana Damas - Docente Educação Especial;
  • Juliana Rocha- Assistente Social;
  • Ana Cristina Monteiro - Terapeuta da Fala.
(Nota: são elementos variáveis da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva o docente titular de grupo/turma ou o diretor de turma do aluno, o coordenador de estabelecimento, consoante o caso, outros docentes do aluno, assistentes operacionais, assistente social, terapeuta da fala, outros técnicos que intervêm com o aluno e os pais ou encarregados de educação.)

COMPETÊNCIAS

EQUIPA
São competências da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva:
  • Sensibilizar a comunidade educativa para a educação inclusiva;
  • Propor as medidas de suporte à aprendizagem a mobilizar;
  • Acompanhar, monitorizar e avaliar a aplicação de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão;
  • Prestar aconselhamento aos docentes na implementação de práticas pedagógicas inclusivas;
  • Elaborar o relatório técnico -pedagógico previsto no artigo 21.º e, se aplicável, o programa educativo individual e o plano individual de transição previstos, respetivamente, nos artigos 24.º e 25.º do Decreto-lei n.º 54/2018, de 6 de julho;
  • Acompanhar o funcionamento do centro de apoio à aprendizagem.
COORDENADOR
São competências do Coordenador da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva:
  • Identificar os elementos variáveis referidos;
  • Convocar os membros da equipa para as reuniões;
  • Dirigir os trabalhos;
  • Adotar os procedimentos necessários de modo a garantir a participação dos pais ou encarregados de educação nos termos do artigo 4.º do Decreto-lei n.º 54/2018 de 6 de julho, consensualizando respostas para as questões que se coloquem.

DOCUMENTAÇÃO

pdf

Regimento Interno - EMAEI

Size: 233.12 KB
Hits : 22
Date added: 2025-11-16
pdf

Regimento CAA - 2024-26

Size: 276.68 KB
Hits : 20
Date added: 2025-11-16

EMAEI