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PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA

SOUSELO FUTUREMAKERS

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DESCRIÇÃO

O projeto de Programação e Robótica “Souselo FutureMakers” enquadra-se na implementação das linhas orientadoras para a iniciação à programação, integrando a robótica educativa como recurso pedagógico inovador e estruturante.
Este projeto, a ser implementado nas escolas de 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Souselo, tem como principal objetivo proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem ativas e significativas, centradas na construção e programação de robots. Através destas práticas, procura-se promover o desenvolvimento do pensamento computacional, da criatividade, da capacidade de resolução de problemas e do trabalho colaborativo, competências consideradas essenciais para a formação integral dos cidadãos do século XXI.
Num contexto em que a literacia digital e tecnológica assume crescente relevância, torna-se fundamental estimular, desde os primeiros anos de escolaridade, a compreensão crítica do mundo digital que envolve os alunos. A utilização da robótica educativa possibilita a ligação entre conceitos abstratos e a sua materialização em objetos concretos, potenciando metodologias de “aprender fazendo”. Este processo favorece não apenas a aquisição de conhecimentos técnicos, mas também o desenvolvimento da autonomia, da persistência e da capacidade de adaptação, preparando os alunos para enfrentar os desafios futuros de forma consciente e responsável.

OBJETIVOS

O projeto “Souselo FutureMakers” pretende promover uma aprendizagem ativa e interdisciplinar através da integração da programação e da robótica educativa. Os seus objetivos estruturam-se em duas dimensões complementares: competências cognitivas e competências socioemocionais.

Competências Cognitivas

  • Promover o pensamento computacional e a capacidade de resolução de problemas de forma
    lógica, estruturada e criativa.
  • Estimular a curiosidade e a experimentação, oferecendo oportunidades para construir, programar e testar robots, explorando soluções alternativas e aprendendo com os erros.
  • Integrar a robótica educativa nas áreas curriculares (Matemática, Estudo do Meio, Português e Expressão Plástica), estabelecendo conexões entre conceitos abstratos e a sua aplicação prática.
  • Valorizar o processo de aprendizagem em detrimento do produto final, incentivando a reflexão, a autoavaliação e a melhoria contínua.

Competências Socioemocionais

  • Fomentar o trabalho colaborativo, a entreajuda e a responsabilidade partilhada, através da
    organização em equipas com funções diferenciadas.
  • Desenvolver competências do século XXI, tais como a resiliência, a comunicação eficaz, a
    cooperação, o espírito crítico e a capacidade de adaptação a novos contextos e desafios.

LOCAL E HORÁRIOS

Quarta-feira 9h30 às 10h30 Centro Escolar de Fonte Coberta, Souselo

Quarta-feira 11h às 12h Centro Escolar de Tarouquela

Quinta-feira 9h30 às 10h30 E.B.1 de Lavra, Espadanedo

Quinta-feira 11h às 12h E.B.1 de Santa Isabel, Travanca

DOCUMENTAÇÃO

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Projeto Robótica e Programação 25-26

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Planificação - Projeto Souselo FutureMakers

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Programação e Robótica