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ECO-ESCOLAS

BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS

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DESCRIÇÃO

O Projeto Eco-Escolas foi implementado pela primeira vez na Escola Básica de Souselo no ano letivo 2019/2020 e, desde então, tem sido continuamente galardoado com a Bandeira Verde Eco-Escolas, em reconhecimento do empenho de toda a comunidade educativa na promoção de boas práticas ambientais.
Este projeto, coordenado a nível nacional pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), visa incentivar a participação ativa dos alunos na melhoria do ambiente escolar e na adoção de comportamentos sustentáveis, envolvendo professores, assistentes e famílias numa verdadeira cultura de responsabilidade ecológica.

OBJETIVOS

  • Promover a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável no contexto escolar;
  • Envolver os alunos em ações práticas de melhoria do espaço escolar e da comunidade local;
  • Estimular o sentido crítico e a cidadania ativa;
  • Incentivar a redução de resíduos, a poupança de energia e água e a proteção da biodiversidade;
  • Valorizar o trabalho colaborativo entre alunos, professores e parceiros locais;
  • Consolidar o compromisso da escola com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

PÚBLICO-ALVO

O Projeto Eco-Escolas destina-se principalmente aos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico da Escola Básica de Souselo, envolvendo igualmente docentes, assistentes operacionais, encarregados de educação e parceiros da comunidade local.
A participação ativa de todos é essencial para que a escola continue a ser um exemplo de boas práticas ambientais e de cidadania sustentável.

ATIVIDADES

A implementação do Programa Eco-Escolas na Escola Básica de Souselo segue uma metodologia estruturada em sete passos fundamentais, que garantem a participação ativa dos alunos e o sucesso das ações desenvolvidas:
  • Conselho Eco-Escolas - Criação de um grupo de trabalho que envolve alunos (EcoConselheiros), professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e representantes da comunidade local. Este conselho planifica, acompanha e avalia as atividades do projeto;


  • Auditoria Ambiental - Realização de um diagnóstico das condições ambientais da escola, através da aplicação de um questionário fornecido pela ABAE, que permite identificar os principais problemas e as oportunidades de melhoria;


  • Plano de Ação - Elaboração de um plano com atividades concretas e metas a atingir ao longo do ano letivo, com base nos resultados da auditoria ambiental e nos temas anuais definidos pelo programa;


  • Monitorização e Avaliação - Acompanhamento regular das atividades, recolhendo dados e opiniões que permitem avaliar o impacto das ações e introduzir melhorias sempre que necessário.

  • Trabalho Curricular - Integração dos temas ambientais nas diferentes disciplinas e projetos curriculares, promovendo uma abordagem interdisciplinar da sustentabilidade;


  • Informação e Envolvimento da Comunidade - Divulgação das iniciativas Eco-Escolas através de exposições, redes sociais, eventos e campanhas, envolvendo toda a comunidade educativa e local nas atividades e celebrações ecológicas;


  • Eco-Código - Criação de um conjunto de frases, ideias, compromissos elaboradas pelos alunos da escola, que traduzam o código de conduta/regulamento ambiental da escola.

LIGAÇÕES ÚTEIS

DOCUMENTAÇÃO

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Portefolio Galardao - 2025

Size: 4.10 MB
Hits : 16
Date added: 2025-11-16

ECO-Escolas