Skip to main content

CLUBE CIÊNCIA VIVA

PEQUENOS EXPLORADORES DO SABECIÊNCIA

356 Visualizações

DESCRIÇÃO

O ensino das Ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico tem como principal missão fomentar nos alunos o interesse pela compreensão do mundo natural, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico, da curiosidade e da capacidade de questionamento. Nesta fase da aprendizagem, é essencial proporcionar experiências que permitam às crianças explorar, observar, levantar hipóteses e experimentar – passos fundamentais do método científico.
O presente projeto Ciência em Ação “Pequenos Exploradores do SabeCiência”, destinado aos alunos do 4.º ano, surge como uma proposta pedagógica que visa tornar a aprendizagem mais significativa e motivadora. Através de experiências práticas, simples e seguras, os alunos terão a oportunidade de investigar fenómenos do quotidiano, reforçando conceitos abordados na área do Estudo do Meio e desenvolvendo competências transversais.
Do ponto de vista curricular, este projeto articula-se com os domínios do Conhecimento do Mundo Físico e Natural previstos nas Aprendizagens Essenciais, nomeadamente:

  • Compreensão de propriedades da matéria (água, ar, estados físicos, …);
  • Observação de fenómenos naturais (germinação, evaporação, …);
  • Desenvolvimento de atitudes de pesquisa e investigação.

Além da componente científica, o projeto promove o trabalho colaborativo, a autonomia, o rigor nos registos e a comunicação oral, competências fundamentais no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
Este projeto está também alinhado com os princípios do Perfil dos Alunos, nomeadamente nos domínios da literacia científica, do pensamento crítico e criativo, e da responsabilidade e integridade.
Conscientes de que a escola deve ser um espaço inclusivo e de descoberta ativa, este projeto pretende criar momentos de entusiasmo e envolvimento, valorizando a ciência como uma ferramenta essencial para compreender e transformar o mundo.

OBJETIVOS

  • Estimular o gosto pelas Ciências Experimentais nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico;
  • Desenvolver competências de observação, formulação de hipóteses, experimentação e interpretação de resultados;
  • Promover metodologias ativas, centradas no aluno e na descoberta;
  • Contribuir para o desenvolvimento de atitudes científicas como a curiosidade, o rigor, o espírito crítico e a criatividade;
  • Desenvolver competências no âmbito do saber científico;
  • Relacionar as atividades a desenvolver (abordagem do conhecimento científico) com experiências e vivências diárias dos alunos;
  • Integrar as ciências na vivência escolar, de forma articulada com outras áreas do currículo e com o Plano Anual de Atividades (PAA);
  • Dar a todos os alunos as mesmas oportunidades de aprender, mesmo que isso exija usar materiais diferentes, explicações mais simples, ou ajuda extra.

LOCAL E HORÁRIOS

Segunda-feira 14h às 15h30 E.B.1 de Santa Isabel, Travanca

Quarta-feira 09h às 10h30 Centro Escolar de Tarouquela

Quarta-feira 11h às 12h30 Centro Escolar de Fonte Coberta, Souselo

Quinta-feira 09h às 10h30 E.B.1 de Lavra, Espadanedo

DOCUMENTAÇÃO

Clube de Ciência Viva