Skip to main content

Escrita invisível desperta curiosidade científica nos Pequenos Exploradores

Com a aproximação do mês dos afetos, os Pequenos Exploradores do SabeCiência foram desafiados para mais uma grande aventura. 

Desta vez, juntámos a Escrita à Ciência e o resultado foi surpreendente.

Os Pequenos Exploradores realizaram a experiência intitulada “Escrita Invisível”, que permitiu explorar, de forma simples e divertida, as propriedades dos materiais e algumas reações químicas.

Utilizando materiais do quotidiano, como vela, papel, água e tintura de iodo, os alunos escreveram mensagens “secretas” numa folha de papel com cera. Posteriormente, ao aplicarem uma mistura de água com iodo sobre a folha, observaram o aparecimento da mensagem anteriormente invisível, sendo o entusiasmo mais do que evidente em cada rosto.

Esta atividade permitiu a articulação com o PES e com as disciplinas de Português e Cidadania, pois, após um sorteio, cada aluno teve de escrever apenas adjetivos positivos que caracterizassem o colega sorteado. Desta forma, a experiência científica foi também associada ao desenvolvimento de valores como a empatia, o respeito e a valorização do outro.

Foi então organizado o “Estendal das Emoções Escondidas”, onde todas as mensagens foram expostas, permitindo que cada aluno descobrisse as palavras que lhe tinham sido dedicadas pelos colegas, num ambiente de alegria e emoção.

No final, os alunos concluíram que devemos respeitar todos por igual e, a nível científico, que o iodo reagiu com o amido presente no papel, originando uma coloração azul, enquanto as zonas cobertas com cera permanecem claras, tornando visível a mensagem escrita.

Esta experiência constituiu um momento de aprendizagem significativa, pois demonstrou que aprender pode ser também uma atividade divertida, surpreendente e humanamente enriquecedora.

Visualizações:
61

Ligações úteis